Home   |   Guia de Serviços   |   Chat   |   Classificados   |   Fórum   |   Notícias   |   Relatos   |   Contato   
Fórum

Sushi Bar

Vistos UK

The Pub

Vistos Austrália

The Classroom

The Barbecue
Guia

Busca por região

Busca por serviço

Pesquisa/Índice
Genki!

Classificados

Fórum

Londres

Austrália
  Tópicos recentesTópicos recentes  Mostra Lista dos Membros do FórumLista de membros  Procurar o fórumProcurar  AjudaAjuda
  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar
The Pub
 Canguru Forums : The Pub
Assunto Tópico: Empregos na Inglaterra ResponderNovo tópico
Autor
Mensagem << Tópico Anterior | Próximo Tópico >>
marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Status: Offline
Enviado: 10/11/2010 em 13:20 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Ei Canguru!

Realmente valido ressaltar a questao das agencias. Ateh porque eu tambem tem alguns comentarios a fazer sobre isso.

Todavia, quem trabalhou no mercado de TI de SP estah bem acostumado com a intermediacao de "Consultorias". Acho ateh que por lah isso eh bem mais forte do que aqui, pois aqui voce ainda consegue participar de processos seletivos indo direto no website das empresas.

Como eu levei um ano para conseguir um emprego do jeito que eu queria, tive loads and loads de phone calls from agencias. Ateh hoje recebo emails oferecendo vagas ou contatos via LindedIn (tenho que acrescentar uma resposta sobre isso tambem). No meu ponto de vista, o que vale quando lidando com alguem de agencia: ressaltar a sua experiencia de acordo com a especificacao da vaga. Geralmente eles te ligam porque vc mandou o CV para alguma vaga que eles anunciaram. Eles podem ateh nao entender nada, mas se a vaga requer experiencia em Sharepoint 2007, por exemplo, vc tem que dar um exemplo de como e onde vc teve esta experiencia.

Certamente, o consultor nao eh garantia de entrevista. Em 90% dos casos em que fui contatada, o meu CV foi encaminhado para o cliente. Mas nao fui convidada para uma entrevista 90% das vezes. Isso porque o cliente soh tem o CV e nao teve o contato com vc, feito pela agencia, e eh pelo seu CV que o cliente (dono da vaga) irah decidir se te convida ou nao para uma entrevista.

Por isso a importancia de fazer um CV que te venda ao maximo e desperte a atencao. Jah citei em outra resposta neste mesmo topico sobre a estrutura de um CV. A minha profile no LinkedIn eh uma copia do meu CV, que foi elaborado seguindo estes preceitos. Pra quem quiser dar uma olhada, meu link segue abaixo:

http://uk.linkedin.com/in/marciamoreiraes

Por outro lado, quando apliquei direto pelo website de empresas, fui mais bem sucedida. Empresas como Centrica, BP, RIM, IBM, HP, Barclays etc, etc, tem seus proprios sites de recrutamento. Vale a pena checar as vagas por lah.

Abs
Marcia
Voltar para topo Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira

marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Enviado: 10/11/2010 em 13:29 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Alguns comentarios sobre LinkedIn:

Nao sei no Brasil, mas aqui estah se tornando cada vez mais comum recrutamento pelo LinkedIn. Eu li em um livro sobre CV (eu li varios!..rs) que eh mandatorio ter uma profile lah, e com recomendacoes! Se nao estah no LinkedIn eh como se vc nao existisse, pelo menos profissionalmente.

Coincidencia ou nao, depois que publiquei minha profile as respostas ao meu CV melhoraram. E sempre que um consultor me contatava, me mandava o link dele no LinkedInd na assinatura. Ou seja, eles checam sua profile sim!

Minha sugestao eh, crie ou melhore a sua profile lah e tente conseguir recomendacoes de pessoas que trabalharam / estudaram com vc. Estas recomendacoes preferencialmente em ingles, of course.

Voce pode usar o LinkedIn tambem para pesquisar perfis profissionais similares ao seu. Assim vc tem uma ideia de como a "concorrencia" estah se vendendo..rs. Nao preciso nem dizer que procurar e aplicar para vagas eh outra facilidade que o linkedin oferece.

Pelo menos a cada 15 dias alguem me contata pelo LinkedInd me perguntando se tenho interesse em participar em processos seletivos. Ou seja, eh uma fonte que nao pode ser ignorada / desperdicada!

Enfim, o processo de conseguir um emprego exige dedicacao e algum esforco. But, it is worth it!.. :)

Abs
Marcia

Voltar para topo Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira

marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Enviado: 10/11/2010 em 13:45 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Ei Eduardo!

Mais uma vez recomendo que consulte as vagas de emprego daqui, e sinta o que eles pedem de skills & experiencia.

Assim voce conseguirah:

- vislumbrar qual area oferece um maior numero de vagas
- identificar quais areas sao melhor remuneradas
- tecnologias requeridas x tempo experiencia
- peso de certificadoes (desejavel ou mandatoria?)
- decidir em quais certificacoes investir ainda no Brasil
- preparar seu CV com a "cara" da especializacao / area que vc escolher

Para ter uma ideia sobre smartphones, consulte o site da RIM (= Blackberry, para quem nao conhece o nome da empresa), que recruta direto pelo website deles. Um tempo atras, a empresa que trabalho estava recrutando desenvolvedores para smartphone tambem. O site eh www.centrica.com, e selecione British Gas nas opcoes de pesquisa de vagas.

Abs
Marcia

aurelio
Moderator
Moderator

Enviado: 12/11/2010 em 04:50 | IP gravado Citação de  aurelio

No UK eles parecem buscar muito alem dos skills. Eles procuram o 'cara'
para a vaga. Vc precisa demonstrar que nao apenas tem os skills, mas que
vc eh a peca que falta. Estude bem a empresa antes da entrevista. Leia a
job spec com muito cuidado, e procure a msg subliminar la.

Em muitos casos vc esta sendo o replacement de alguem que pode ter
marcado, entao estude bem o ambiente. Para uma vaga permanente
senior muitas vezes eles estao muito interessados na atitude e na
familiaridade com as situacoes que eles tem in-house.

As dicas da Marcia sao excelentes, mas o que te faz ser selecionado no
meio de um pool de alto calibre pode ser sua sensibilidade nas questoes
que mencionei. A Marcia tambem mencionou na customizacao do CV, o
que ajuda para conseguir a entrevista.

Boa sorte,

Aurelio

CO 22/08/08
Visa Grant: 20/02/09
--------
UK: Tier 1
Application: 02/10/08
Grant: 10/10/08
Canceled: cittadino italiano :-D
Voltar para topo Ver aurelio's Perfil Procurar outras mensagens aurelio

marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Enviado: 12/11/2010 em 13:08 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Conforme prometido, segue uma resposta sobre entrevistas. Aqui eles aplicam um estilo chamado "competence based interviews". O que eles fazem eh analisar o quao preparado vc estah para a vaga, com base na sua experiencia passada e como vc aplicou sua experiencia e skills (competences) em algumas situacoes.

Todas as entrevistas que participei, sem excecao, usaram esta abordagem. No comeco foi complicado, mais por causa da minha inseguranca com o ingles, mas com o passar do tempo ficou mais tranquilo (uma entrevista nunca eh uma situacao 100% sem stress..rs).

O que eu fiz: analisei as vagas e identifiquei os tipos de skills eles procuravam, procurei na internet perguntas relacionadas aos tema, escrevi respostas para cada uma delas (com base na minha experiencia, of course) e treinei! Tambem peguei na biblioteca local um livro sobre entrevistas, e com uma lista de perguntas e sugestao de respostas. Mas lembre-se: a resposta deve ser construida a partir da sua experiencia e os livros / internet apenas te dao um "caminho das pedras".

Nas minhas entrevistas as perguntas foram bem similares (team working, deal with conflict, analysing problems etc), e a cada entrevista eu me sentia mais confiante. Portanto, tente conseguir o maximo de entrevista que puder, mesmo que a vaga nao seja tao assim aquilo que vc queira. A pratica leva a perfeicao ateh nisso!..rs. Mas lembre-se, o que consegue a vaga eh a entrevista, mas o que te garante uma entrevista eh o seu CV!

Outra coisa que notei aqui: eles nao gostam de respostas longas. Entao, vah direto ao ponto. Se for para cronometrar, tente responder em no maximo 2 minutos. Nao sei se isso pode ser considerado uma regra, mas assisti um programa aqui onde uma pessoa especializada em ajudar desempregados a voltar ao mercado de trabalho aconselhava algumas pessoas. Na parte da entrevista ela sempre orientava o povo a dar respostas curtas e diretas.

Abaixo uma lista de perguntas que eu respondi na maioria das minhas entrevistas para ficar de exemplo. Mas busque na internet e vai achar lots of examples, e o melhor, a tecnica para responder (acronimo STAR).

Exemplos de perguntas:

Q: Describe your experience to date and how you believe it relates to this role.

Q: Why are you applying for a job which you appear to be overqualified?

Q: Why would you like a role in our organisation?

Q: What are your interested in that particular role?

Q: What are you looking for in a new role?

Q: How long have you been looking for a job?

Q: Do you enjoy routine / mundane tasks?

Q: What was the most challenging situation you faced at work?

Q: How do you handle pressure in the work place?

Q: How do you go about prioritising your work?

Q: How do you describe your management style?

Q: What are your career ambitions?

Q: How would you approach this new role?

Q: Describe a situation when you have worked as part of a team to achieve a task / objective?

Q: Give an example when you had to communicate complex information to a colleague or a customer.

Q: Describe an occasion when you have used various methods of communication to get a message across to individuals.

Q: Describe a situation when you have had to persuade someone to your way of thinking.

Q: Give an example of an occasion when you have helped train or develop a colleague.

Q: Give an example of a time when you have been involved in a change initiative within the business.

mmyr
Newbie
Newbie

Enviado: 04/01/2011 em 14:31 | IP gravado Citação de  mmyr

olá marcia ,
gostaria de outras informações além de jobs, pode ser ?
estamos ( eu e família ) pensando em emigrar para essa terra de frio e neve , aí! estamos no algarve , portugal, aqui não tem inverno , eheheheh, e também não tem trabalho !!!
minha dúvida é quanto as crianças :15 e 11 anos , qdo emigrarmos, 16 e 11 !!! como é esse lance das crianças na escola ? eles não falam bem inglês e terão aulas de várias matérias tudo em inglês!!! existe alguma adaptação ao idioma ?

marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Enviado: 08/01/2011 em 02:22 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Ei Marcio

Vi a sua msg em PVT. Vou repassar algumas mensagens que mandei para uma outra pessoa sobre escolas.
As mensagens estao direcionadas para as perguntas que a pessoa me fez, mas acho que dah para extrair bastante coisa dali.
Se precisar de informacoes mais especificas, fique a vontade para me escrever.
Abs
Marcia

paula.moraesr
Newbie
Newbie

Enviado: 07/02/2011 em 20:43 | IP gravado Citação de  paula.moraesr

Olá Marcia, tudo bem?

Primeiro parabéns pelo fórum, é uma ajuda e tanto para aqueles que pretendem morar na Inglaterra!!!!!

A minha dúvida é muito próxima das pessoas daqui... Fiquei noiva do meu namorado inglês e em Agosto/2011 me mudo para Oxford, UK. As minhas maiores preocupações são em relação ao emprego - me formei em Engenharia da Produção no ano passado, e tenho 2 anos de experiência em supply chain (mas como estágio). Meu inglês é bom (pretendo prestar o IELTS como forma de comprovar isso), ainda que tenho limitações por vergonha de me expor.

Sei que a vida por aí não está muito fácil, e não me importaria de trabalhar em empregos "informais", mas por pouco tempo, principalmente por causa dos problemas que vc apontou aqui. A minha carreira é muito importante para mim, por isso me preocupo muito com o tipo de emprego que vou encontrar. Vc saberia - se eu não estiver abusando demais rs - me dizer como anda o mercado de engenheiros por ai?

Outra dúvida que eu tenho é sobre o reconhecimento da faculdade que eu fiz no Brasil.... Um mestrado seria um plano B (apesar de a fee ser caríssima para non-UK/EU).

Muito muito muito obrigada por tudo desde já!
Beijos

marciamoreira
Senior Member
Senior Member

Enviado: 12/02/2011 em 03:36 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Ei Paula!

Infelizmente, nao tenho nenhuma info sobre o mercado para engenheiros. Alias, estou meio por fora do mercado de uma forma geral. Mas, e acho que vou ser repetitiva, um bom termometro sao os sites de emprego (os tais jobboards).
Acho que jah foram relacionados alguns aqui no forum. O lance eh vc consultar a sua profissao por lah, e seguir os conselhos que dei em outras mensagens (analisar os requsitos, skills, etc).
Quanto ao ingles, a nao ser que vc pretenda estudar aqui, nenhum empregador vai te pedir o IELTS para comprovar o seu ingles. Eles vao analisar isso atraves do seu CV (writing) e entrevista (listening and speaking).
Em relacao ao seu diploma, voce pode validar pelo NARIC (pesquise no google que vc acha o site), mas tambem acho que seria o caso de analisar se isso serah necessario quando vc estiver aqui.
Pelo menos no meu caso, nunca me pediram para comprovar nada!..O que achei ateh estranho, pois no Brasil a gente tem que apresentar ateh um comprovante do milesimo gol doe Pele..rs..rs.
O mais importante, na minha opiniao, e voce trabalhar a sua autoconfianca com o ingles. Sinceramente, isso foi o que me atrapalhou mais. E, o melhor, se voce consegue se comunicar claramente, entende bem e tudo mais, isso nao serah um big deal. Ateh hoje dou meus "furos" e tenho restricoes / inibicao para falar. Mas isso nao me impediu de conseguir um bom emprego em uma grande empresa e conseguir uma "promocao" com apenas 3 meses trabalhando lah. Ou seja, deixe a vergonha de lado e confie em vc mesma!.. Isso serah o fator decisivo para que voce alcance o seu sucesso profissional aqui.
Um abraco
Marcia

Para responder o tópico você precisa primeiro se identificar: Entrar
Registre-se caso ainda nao seja: Registrar

<< Anterior Página de 2
  ResponderNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para
Voce não pode enviar novos tópicos neste fórum
Voce não pode responder os tópicos neste fórum
Voce não pode deletar suas mensagens neste fórum
Voce não pode editar suas mensagens neste fórum
Voce não pode criar enquetes nesse fórum
Voce pode votar enquetes nesse fórum

Copyright © GenkiBrasil.com O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.

Tempo
Okinawa 20°-22°
Showers
Enquete
Você tem nojo de nattô?

Acho uma delícia

Feijão podre? Odeio!

Nunca experimentei