Home   |   Guia de Serviços   |   Chat   |   Classificados   |   Fórum   |   Notícias   |   Relatos   |   Contato   
Fórum

Sushi Bar

Vistos UK

The Pub

Vistos Austrália

The Classroom

The Barbecue
Guia

Busca por região

Busca por serviço

Pesquisa/Índice
Genki!

Classificados

Fórum

Londres

Austrália
  Tópicos recentesTópicos recentes  Mostra Lista dos Membros do FórumLista de membros  Procurar o fórumProcurar  AjudaAjuda
  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar
Vistos e Imigração - Austrália
 Canguru Forums : Vistos e Imigração - Austrália
Assunto Tópico: Perguntas mais frequentes sobre imigração (Tópico trancado Tópico trancado) ResponderNovo tópico
Autor
Mensagem << Tópico Anterior | Próximo Tópico >>
ImiAustralia
Senior Member
Senior Member

Mensagens migradas do fórum ImiAustralia

Registrado: 12/01/2006
Status: Offline
Mensagens: 54
Enviado: 12/01/2006 em 05:54 | IP gravado  

FAQ SOBRE IMIGRAÇÃO PRA AUSTRÁLIA

1. Preciso de um visto para entrar na austrália?
SIM, e existem diversos tipos de vistos dependendo do objetivo da viagem, como por exemplo vistos para turistas, estudantes, imigrantes, visto para negócios, etc. Se você pretende imigrar para a Austrália e não tem nenhum vínculo empregatício ou familiar com esse país, a melhor opção é a categoria “Skilled Independent”.

2. Que tipo de visto preciso para poder trabalhar?
O visto de estudante lhe permite trabalhar meio período desde que se adquira um período mínimo de um curso de inglês. Mas se a sua intenção é se fixar na Austrália e conseguir um emprego, você vai precisar de um visto de residência permanente. Com esse visto, você passa a ter o direito de trabalhar e morar na Austrália por quanto tempo você quiser, com a possibilidade de se tornar um cidadão australiano após 4 anos.

3. O que é necessário para se conseguir o visto de residência permanente?
Antes de tudo, é necessário muita paciência. O processo é longo e burocrático, mas se você tiver uma formação universitária, experiência profissional, bom nível de inglês e ter menos de 45 anos já é meio caminho andado. O primeiro passo é verificar se a sua profissão consta na lista de “Skilled Occupations List” (SOL) do DIMIA e depois fazer um “self-assessment” para ver se você consegue a pontuação mínima para dar entrada no processo. A Austrália adota um sistema de pontuação para processar os vistos. Quanto mais pontos você conseguir, maiores serão as suas chances.

4. Como posso verificar se tenho os pontos necessários?
Existem vários critérios como idade, experiência profissional, nível de habilidade na língua inglesa, profissão em maior ou menor demanda, etc. Para o critério idade, por exemplo, os pontos são dados por faixa etária: 18-29anos = 30 pontos, 30-34anos = 25 pontos, 35-39anos = 20 pontos. Para cada um dos critérios, são atribuidos pontos e estes pontos devem estar acima de uma nota de corte.
Os critérios de pontuação e todas as regras podem ser obtidas no livreto de imigração que se encontra disponível no site do DIMIA ou no site do ImiAustralia, na seção documentos.

5. Constatei que tenho a pontuação mínima, qual o próximo passo?
Antes de iniciar o processo junto ao departamento de imigração australiano, você deve passar por uma fase de reconhecimento de profissão (Skills Assessment). Esta fase serve para que o candidato possa provar que pode exercer a sua profissão na austrália.
Você deve ter a sua profissão reconhecida pela respectiva organização (“assessing authority”) na Austrália. Para cada profissão existe um órgão controlador, assim como temos no Brasil os CREA, CRM, CREFITO, OAB. Ao final desta fase, você vai receber um documento chamado “skills assessment”, que vai dizer se a sua formação acadêmica e experiência profissional são equivalentes aos dos padrões australianos. Os documentos necessários para isso estão especificados nos sites de cada “assessing authority”, mas no geral são necessários o diploma, histórico escolar e documentos que comprovem a sua experiência profissional.
O próximo passo é prestar o IELTS, que é o teste que avalia o seu nível de inglês.

6. Quais são os custos envolvidos?
Os custos podem variar dependendo da complexidade do processo, que pode ser maior ou menor, dependendo do tipo do visto, estado civil e existência de dependentes. Para dar alguns exemplos, podemos citar alguns custos do visto do tipo Skilled Independent (residência permanente). O Skills Assessment fica em torno de AUD$350,00 (dólares australianos) mas varia de acordo com a assessing authority. A segunda fase, com o DIMIA (depto de imigração australiano), custa atualmente AUD$ 1745,00. Estes valores não são reembolsáveis, ou seja, ele não é devolvido caso o visto seja negado. Além destes custos, você vai gastar com traduções juramentadas, postagem de documentação para austrália e autenticações de documentos entre outros.

7. O que são agentes de imigração?
O agente de imigração é uma pessoa que oferece serviços de assessoria para a obtenção de vistos. Estes serviços são cobrados e giram na faixa dos US$ 2500 dólares. Esta assessoria se resume na preparação dos formulários e documentações. Os agentes não tem nenhuma ligação com o governo australiano e nenhum poder de atuação como facilitadores do processo.

8. Preciso de ajuda profissional ou de um agente de imigração?
NÃO é obrigatório o uso de um agente ou qualquer outro tipo de ajuda profissional. Esta é uma questão polêmica. Há aqueles que se sentem mais confortáveis com a ajuda, principalmente quando o seu caso é bastante complicado. Mas o fato é que a atuação deles é limitada apesar do preço salgado, pois muitas das questões referentes ao processo de imigração não tem uma resposta definitiva. A melhor forma de se obter informações sobre o processo de imigração é atrvés de fórums ou troca de informações com outras pessoas na mesma situação. A menos que o seu caso envolva complicadores como qualificações profissionais incertas, problemas medicos ou problemas anteriores com imigração, vale a pena investir tempo pesquisando pois o agente não fará diferença.

9. Como é o exame IELTS?
O IELTS é um teste de inglês nos moldes de outros mais famosos como TOEFL e FCE. Ele é exigido a todos que solicitam o visto de residência permanente.
Na cidade de São Paulo, o teste é aplicado pelo The British Council. São quatro provas: listening, writing, reading e speaking. Você deve conseguir a pontuação mínima de 5,0 em CADA uma das quatro provas (não vale a média) numa escala de 0 a 9. Se você conseguir mais do que 6,0 em cada prova, são somados mais 5 pontos no seu “application”. Caso você fracasse na primeira tentativa, o teste só pode ser refeito depois de três meses.

10. Posso dar entrada no pedido de visto de residência permanente sem ter feito o teste do IELTS?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, mas não está muito claro para nós se isso é possível. Além do mais, você corre o risco de não conseguir passar no teste depois e ter jogado fora o tempo e dinheiro gastos até então.

11. Os documentos precisam estar em inglês?
Sim, TODOS os documentos que não estejam em inglês precisam ser traduzidos antes de serem enviados para a Austrália.

12. Quem pode traduzir os meus documentos para o inglês?
Todos os documentos requeridos pelo “assessing authority” e pelo DIMIA que não estejam em inglês devem ser traduzidos por um tradutor juramentado (sworn translator). Empresas especializadas ou tradutores autônomos podem ser encontrados nas listas de páginas amarelas ou nas escolas de língua inglesa.

13. Posso enviar os originais dos documentos e traduções?
NÃO. Todos os documentos devem ser copiados e autenticados. O “assessing authority” e o DIMIA pedem para não enviarem documentos originais a não ser que eles peçam.

14. Onde autentico as cópias dos meus documentos originais?
As cópias podem ser autenticadas nos cartórios mesmo. O Consulado Geral da Austrália também faz esse serviço, mas o preço cobrado é absurdamente alto.

15. O “assessing authority” de minha profissão não aceita pagamento com cartão de crédito. O que fazer?
Geralmente, quando isso acontecer, eles aceitam pagamento em cheque australiano. Você pode requerer um na maioria dos bancos brasileiros, que cobram uma taxa extra (que varia muito de banco para banco) e um imposto. Há outras maneiras como, por exemplo, mandar uma ordem de pagamento para a Austrália, mas isso depende do “assessing authority”.

16. Preciso enviar toda a documentação utilizada pelo “assessing authority” para o DIMIA?
SIM, um dos ítens de documentos a serem enviados para o DIMIA diz respeito a esses documentos, portanto já façam duas cópias autenticadas deles antes de começar o processo.

17. Como provar a experiência profissional sem ter carteira assinada?
Se você não tiver nenhum documento que comprove o seu vínculo empregatício, você vai precisar de uma carta assinada pelo seu chefe em papel timbrado da empresa contendo dados específicos do seu trabalho, tais como a sua função, data de início do trabalho, se é período integral ou não, salário etc. O intuito é dar o máximo de informações para o DIMIA não ter dúvidas. Nessa carta devem constar também os dados da empresa e da pessoa que está assinando, para que eles possam entrar em contato caso haja necessidade e para verificar a veracidade do documento.
Se possível, incluir também cartas de colegas de trabalho (no mínimo duas), contendo os mesmos dados e respectivos telefones, endereços e e-mails para contato.

18. Eu não quero que o meu chefe saiba sobre a minha intenção de imigrar para a Austrália.
Uma dica é você mandar uma carta juntamente com o seu formulário para o DIMIA pedindo para que eles contactem a empresa pela qual você trabalha somente antes da emissão do visto. Dessa forma, eles verificam todos os outros ítens antes de verificar a sua experiência profissional.

19. Quanto tempo leva o processo de obtenção de visto de residência permanente?
O tempo estimado pelo DIMIA é de 50 semanas, mas isso é apenas uma suposição. Há casos em que o visto sai mais rápido, outros demoram mais de um ano e meio.




Voltar para topo Ver ImiAustralia's Perfil Procurar outras mensagens ImiAustralia
 
Canguru
Administrator
Administrator
Avatar

Registrado: 19/11/2005
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 293
Enviado: 16/05/2006 em 23:18 | IP gravado  

Passo a passo sobre o processo de imigração na thread abaixo:

http://canguru.info/Forum/forum_posts.asp?TID=67
Voltar para topo Ver Canguru's Perfil Procurar outras mensagens Canguru Visitar Canguru's Site
 
Canguru
Administrator
Administrator
Avatar

Registrado: 19/11/2005
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 293
Enviado: 09/11/2008 em 04:29 | IP gravado  

O site da imigracao australiana conta com uma ferramenta para ajudar a escolher qual o melhor tipo de visto para as suas circunstancias.

A ferramenta funciona como um Wizard passo a passo atraves de perguntas e no final traz uma tabela detalhada com os tipos de vistos mais adequados, os custos, os direitos, formularios e mais informacoes uteis.

Visa Wizard:

http://www.immi.gov.au/visawizard/



Voltar para topo Ver Canguru's Perfil Procurar outras mensagens Canguru Visitar Canguru's Site
 

Desculpe, você nao pode responder.
Este tópico foi fechado.

  ResponderNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para
Voce não pode enviar novos tópicos neste fórum
Voce não pode responder os tópicos neste fórum
Voce não pode deletar suas mensagens neste fórum
Voce não pode editar suas mensagens neste fórum
Voce não pode criar enquetes nesse fórum
Voce não pode votar enquetes nesse fórum


Copyright © GenkiBrasil.com O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.


Tempo
Informação
não disponível
Enquete
Você tem nojo de nattô?

Acho uma delícia

Feijão podre? Odeio!

Nunca experimentei